domingo, 27 de novembro de 2022

Novembro começa o pré-Pré-Natal no sitio

 Há muitos anos já, antecipo minhas festividades natalinas com amigos . Nos dias propriamente do nascimento do filho do deus cristão e no Reveillon, ainda que me sinta participante do clima alegre , prefiro ficar no meu espaço íntimo. Não me furto de me cercar de alguns símbolos relativos às datas - que , confesso, vêm rareando ao longo dos anos - e de comidinhas delas típicas gostosas ... 

Mas, enquanto separava, em minha última subida ao sitio , geléias de jabuticaba da última safra para dar de 'lembrancinhas de Natal', ocorreu-me que ,de certa forma, há uma expectativa de alguma coisa de um toque de antecipação de 'passagem do ano' no ar do mês de novembro em minha casa na serra...  

Como venho comentando, com minha frequência mais sistemática no sítio, e com minha maior atenção  às sutilezas das modificações na vida vegetal e animal (das aves, mais, neste caso), estas , ao longo das estações vêm-se tornando mais clara pra mim. Talvez segundo critérios mais poéticos que botânicos 

Agora, em um segundo momento da primavera, mais próximo ao verão, descubro uma coisa graciosa. 

Começa  a glória das frutinhas pequeninas - de nossa 'berries' -  que irá até dezembro, das quais a tipicamente brasileira jabuticaba é nosso maior orgulho. 


Dela também participam  nossas amoras. 
Embora se apresentem em moitas desordenadas e amadureçam de forma descontinua , quando ficam pretinhas são tão saborosas como suas irmãs 'blueberries' que custam tão caro nos mercados. 

Também me surpreendo ao ver tantas roseiras florindo nesta época; pensei que seria um pouco mais tarde; talvez voltem a florir mais, em meses vindouros. 

Já me referi ao tanto que que o florescer contínuo das rosas - nascem e morrem em gradações sutis de lenta abertura das pétalas e mais lento ainda desfolhar - me comove . Fiz um pequeno vídeo contando esta historieta . 




E delas ofereço um cacho a meus leitores, em singela homenagem ...  








 






Nenhum comentário:

Postar um comentário