sábado, 28 de janeiro de 2023

Primeiros trajetos intermediários pelo mundo para a Floresta ....

Meus passos, pouco a pouco, vão-se orientando pelas trilhas simbólicas que conduzem à Grande Matriarcal  Floresta - que em junho devo adentrar por uma de seus veias mais vibrantes, o rio Amazonas .

Preparo-me para esta viagem, como para um marco que deve celebrar uma determinada passagem de ciclo, antecipando cronologicamente uma data de aniversário  relevante , no próximo agosto. 

Minha Expedição Amazônica se baliza em dois alicerces: o botânico e o artístico. E a que portais introdutórios os Fados sorridentes me teriam conduzido no primeiro mês deste planejamento ? A um curso de Ilustração Botânica, no Solar da Imperatriz , espaço pertencente ao Parque do Jardim Botânico, local onde a possibilidade de aprender técnicas de aquarela aplicadas a esta exigente  modalidade entrelaça-se com a de passear pela floresta adjacente que vai até uma cachoeira por lá escondida. 

O curso aconteceu agora em janeiro. Turma pequena, com o excelente professor Paulo.  

Colegas de várias areas , em especial de botânica e aquarela , além de mim até um engenheiro e um advogado. mas todos muito mais hábeis no manejo dos pincéis; era a única neófita total. 


 A técnica de aquarela botânica é refinadíssima, unindo rigor na cópia e precisão nos detalhes a uma elegância e sutileza extremas em termos de pintura.

Aprendizado difícil e fascinante  ... 

E adorei meus primeiros passos neste caminho iniciático ! 




A subida para a cachoeira é  muito íngreme. 

Andei mais de uma hora e só cheguei ao riozinho que dela escorria. 

Mas fica o meu registro da Floresta que envolve a Arte, nesta primeira incursão a  novos universos desafiantes ...  


  

E segue a vida que gira e gira... 



      Como a menina nos braços da mãe eternizada  no Jardim da Imperatriz ! 




 


sábado, 21 de janeiro de 2023

Um tom casual em antigo ritual de amizade

 Minha amiga Zilah e eu, ao longo de nossos longos decênios de amizade, sempre almoçamos juntas em datas próximas aos nossos aniversários, num ritual que só foi suspendido em tempos recentes de quarentena.

Telefonando para parabeniza-la, no próprio dia do seu niver, a encontrei sem maiores planos para o dia. Vizinhas de bairro que somos, combinamos uma almocinho informal , de última hora, aqui por pertinho mesmo.   

O ano de 2022 fora penoso para nós duas, em termos pessoais , com doídas perdas afetivas.  Assim, teve um quê de promessa de uma nova etapa de vida nossa escolha por uma lojinha do Mundo Verde , recém-aberta (na 5ª feira anterior ao sábado em que lá estivemos) aqui no JB . 

Antes, dei uma passadinha em sua casa , para ver as reformas que Zilah nela fez recentemente, e a encontrei cercada pelo carinho do lindo buquê de orquídeas que sua sobrinha- filha dedicada lhe enviara de São Paulo.


O empório está realmente uma graça , com uma proposta bem traçada de unir um lado de loja - com ênfase a produtos naturais e energéticos - a cantinhos para comer um petisco agradáveis, muito circundados por verdes e folhas


Como diz no espelho: "Food and friends , perfect blend" 


No finzinho da loja,  há um recanto particularmente agradável , com banquinho cercado de vegetação e mesinhas de mais de um tipo confortáveis   


Havia ainda pouca escolha de menu. Mas os pasteis que escolhemos estavam uma delicia!  e ganhamos de brinde de aniversário - até para mim  tal cortesia foi estendida - a deliciosa torta de Ferrero Rocher sem açúcar!!!                           



Foi um momento de renovação que esperamos se estenda por todo este ano da graça de  2023 à nossa frente !!! 





domingo, 8 de janeiro de 2023

Festejo de Dia dos Reis antecipado para o Natal

 O que faz do Dia dos Reis um dia especial para mim nas Festas de fim de Ano é sua celebração específica de um tipo de relação humana especial : a da  Amizade sólida, verdadeira e com sabor de busca de Aventura e Conhecimento  . 

Na tradição cristã. nos informa São Beda , um monge cristão da Inglaterra, que viveu no século VIII: 

“Melchior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto, e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz” (Excerpta et Colletanea. São Beda).

 Segundo os Padres da Igreja, os magos eram cultos, conheciam os livros dos judeus e professavam uma religião diferente do paganismo tradicional; conheciam os primórdios da astronomia e das matemáticas e liam pergaminhos antigos; eram doutos , pois, nas Ciências e Artes de seu tempo. 

Sendo de raças e idades diferentes e provindos de lugares tão diversos - cidade, montanha e mar - o que teria aproximado tais estudiosos e audazes peregrinos em sua longa travessia do Deserto, guiados pela Estrela, senão a Procura da Sabedoria e do Amor, única dimensão que , no seu âmago, entrelaça a  Humanidade?    


Quando não posso festejar o dia dos Reis no dia 6/01, tento faze-lo no período a seu entorno. Minha querida amiga Suely me convidou para, no dia de Natal, reativarmos as esperanças dos Magos, em um almocinho informal e super-agradável posterior  conversa, em seu aconchegante lar (apropriadamente  enfeitado para a época do ano)  . 

Da forma fraterna de sempre, reunimos nossos quitudes seletos para a ocasião ou disponíveis na geladeira. Nossa mesa é sempre tão saborosa e farta !



 
E enquanto a noite caía , acendemos a  improvisada árvore de Natal e erguemos um brinde a nossos 

caros votos para o Ano Novo !!! 

Sue não quis aparecer nesta postagem em forma de  retrato. Ao invés concordou - já que pensa em retomar sua carreira de escritora (acabou de publicar um conto em revista internacional ) em 2023 - que eu aqui a ilustrasse em forma de minha interpretação livre do sua história sobre um balanço e uma margarida . 

 Em minha leitura - que após conversa com a autora ela me disse ser válida - uma margarida adorava oscilar no balanço da vida, mas às vezes ficava triste porque - em especial quando se sentia sem impulso, na 'curva baixa' do brinquedo  -  todas as coisas ao redor pareciam um pouco desfocadas e até sem sentido!

Até que ela lembrou que, por mais que suas pétalas se movessem, pra frente e pra trás, na alternância da brisa do movimento do vai-e-vem , sua corola permanecia intacta, serena, estável e íntegra. Como o cerne de sua alma. 

E aí,  ela entendeu , se descontraiu e sorriu !!! 


 Com os melhores votos de Feliz Ano Novo a todos os amigos do nosso blog !!!!






domingo, 1 de janeiro de 2023

O primeiro dia de um novo ano

À troca do calendário 
de 2022 pelo de 2023
sobrevive uma imagem
bonita de uma edição
 anterior, que pretendo
enquadrar... 
  
 Todo dia 1º de janeiro é considerado um dia de reinício dos planejamentos para destinações a serem impressas a  novos prazos , constituindo  mais um período de um ano, como tal reconhecido pela nossa civilização ocidental : hoje, seria o marco inaugural de2023. 

Dependendo das perspectivas e fantasias que temos para este renovado ciclo,  sentimos de forma mais ou menos intensa suas promessas e os anseios e as esperanças que em nós elas despertam ... 

Creio poder pressagiar , para mim, um ano com várias perspectivas estimulantes e agradáveis , ainda que também  ainda muito trabalhoso (principalmente em termos de assuntos legais , relacionados à herança materna) . 

A única decoração que fiz para minha casa está estreitamente ligada ao mais prazeroso ( e também instrutivo, pois nossa teoria psicanalítica em curso enfatiza o poder da Natureza ) dos meus projetos  para 2023 : uma Expedição Amazônica, sob a orientação de biólogos e de uma artista aquarelista, no qual me deterei bastante em próximas postagens.

Recebi, de presente de Festas, as lindas caixinhas redondas da Granado , com temas de aves de nossas matas, envolvendo, à guisa de relicários, sabonetes primorosos feitos com base em seus perfumes... 
Eu os suspendi, quais exóticas esferas de Natal, em uma das prateleiras de meu móvel da sala, que está já enriquecido por belas peças, como o legado de minha mãe da preciosa jarra de pássaros.  

E, na caixa bonita em que vieram embaladas, exibo a passagem aérea para Manaus ,
já comprada, assim como as confirmações de reservas para os quartos, também já adquiridas. 

A minha Expedição já está também presente na coleção de Agendas - algumas já estão em uso , desde o final de 2022 - de que me muni para dar conta de tantas observações a serem feitas, em tantos campos diversos de atuação em que me distribuo.  Note-se que consegui comprar as agendas todas em cor verde - o que é raro de se achar!!!  - fora as mais temáticas.... 

 

Observe-se que eu me dera de presente duas agendas Cicero para a Expedição Amazônica (uma das quais mantive envolta em papel de presente até hoje) e ganhara , também de prenda de Festas, outro caderninho de observações, de caráter eminentemente urbano , para me lembrar que ainda tenho que me haver com o Rio de Janeiro... 

E assim, hoje ponho esta plêiade de caderninhos  em uso oficial (retirando-lhes as tarjetas). Há uma   Agenda dos Compromissos Objetivos (a verde claro) e outra  Agenda das Observações Relevantes (que vou fazendo ao curso do que penso e comento durante o dia, em detalhes em verde vibrante sobre o quase-negro).  

No primeiro dia do ano, passo algumas observações mais permanentes e pertinentes das agendas do ano findo para o nasciturno  ... dura mais tempo do que parece e me leva a reflexões várias... 

E , como minha gatinha Morgana, olho com certo espanto o brinde natalino da Administradora Celisa, junto a qual trabalho como síndica ... 

Em vez da útil agenda que sempre haviam enviado , 
optaram, em tempos cibernéticos,  por um panetone . 
Mas foi o único cartão de Natal que recebi, fora os da Aninha,
imortalizados na foto acima de minha decoração de prateleira deste ano ... 

E amanhã a vida do dia-a-dia recomeça....o trabalho cotidiano  é retomado ... e as agendas passam a ter funções pragmáticas - aqui e ali apenas pinceladas com respingos de poesia - concretas ...