sábado, 28 de janeiro de 2023

Primeiros trajetos intermediários pelo mundo para a Floresta ....

Meus passos, pouco a pouco, vão-se orientando pelas trilhas simbólicas que conduzem à Grande Matriarcal  Floresta - que em junho devo adentrar por uma de seus veias mais vibrantes, o rio Amazonas .

Preparo-me para esta viagem, como para um marco que deve celebrar uma determinada passagem de ciclo, antecipando cronologicamente uma data de aniversário  relevante , no próximo agosto. 

Minha Expedição Amazônica se baliza em dois alicerces: o botânico e o artístico. E a que portais introdutórios os Fados sorridentes me teriam conduzido no primeiro mês deste planejamento ? A um curso de Ilustração Botânica, no Solar da Imperatriz , espaço pertencente ao Parque do Jardim Botânico, local onde a possibilidade de aprender técnicas de aquarela aplicadas a esta exigente  modalidade entrelaça-se com a de passear pela floresta adjacente que vai até uma cachoeira por lá escondida. 

O curso aconteceu agora em janeiro. Turma pequena, com o excelente professor Paulo.  

Colegas de várias areas , em especial de botânica e aquarela , além de mim até um engenheiro e um advogado. mas todos muito mais hábeis no manejo dos pincéis; era a única neófita total. 


 A técnica de aquarela botânica é refinadíssima, unindo rigor na cópia e precisão nos detalhes a uma elegância e sutileza extremas em termos de pintura.

Aprendizado difícil e fascinante  ... 

E adorei meus primeiros passos neste caminho iniciático ! 




A subida para a cachoeira é  muito íngreme. 

Andei mais de uma hora e só cheguei ao riozinho que dela escorria. 

Mas fica o meu registro da Floresta que envolve a Arte, nesta primeira incursão a  novos universos desafiantes ...  


  

E segue a vida que gira e gira... 



      Como a menina nos braços da mãe eternizada  no Jardim da Imperatriz ! 




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário