domingo, 8 de janeiro de 2023

Festejo de Dia dos Reis antecipado para o Natal

 O que faz do Dia dos Reis um dia especial para mim nas Festas de fim de Ano é sua celebração específica de um tipo de relação humana especial : a da  Amizade sólida, verdadeira e com sabor de busca de Aventura e Conhecimento  . 

Na tradição cristã. nos informa São Beda , um monge cristão da Inglaterra, que viveu no século VIII: 

“Melchior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto, e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz” (Excerpta et Colletanea. São Beda).

 Segundo os Padres da Igreja, os magos eram cultos, conheciam os livros dos judeus e professavam uma religião diferente do paganismo tradicional; conheciam os primórdios da astronomia e das matemáticas e liam pergaminhos antigos; eram doutos , pois, nas Ciências e Artes de seu tempo. 

Sendo de raças e idades diferentes e provindos de lugares tão diversos - cidade, montanha e mar - o que teria aproximado tais estudiosos e audazes peregrinos em sua longa travessia do Deserto, guiados pela Estrela, senão a Procura da Sabedoria e do Amor, única dimensão que , no seu âmago, entrelaça a  Humanidade?    


Quando não posso festejar o dia dos Reis no dia 6/01, tento faze-lo no período a seu entorno. Minha querida amiga Suely me convidou para, no dia de Natal, reativarmos as esperanças dos Magos, em um almocinho informal e super-agradável posterior  conversa, em seu aconchegante lar (apropriadamente  enfeitado para a época do ano)  . 

Da forma fraterna de sempre, reunimos nossos quitudes seletos para a ocasião ou disponíveis na geladeira. Nossa mesa é sempre tão saborosa e farta !



 
E enquanto a noite caía , acendemos a  improvisada árvore de Natal e erguemos um brinde a nossos 

caros votos para o Ano Novo !!! 

Sue não quis aparecer nesta postagem em forma de  retrato. Ao invés concordou - já que pensa em retomar sua carreira de escritora (acabou de publicar um conto em revista internacional ) em 2023 - que eu aqui a ilustrasse em forma de minha interpretação livre do sua história sobre um balanço e uma margarida . 

 Em minha leitura - que após conversa com a autora ela me disse ser válida - uma margarida adorava oscilar no balanço da vida, mas às vezes ficava triste porque - em especial quando se sentia sem impulso, na 'curva baixa' do brinquedo  -  todas as coisas ao redor pareciam um pouco desfocadas e até sem sentido!

Até que ela lembrou que, por mais que suas pétalas se movessem, pra frente e pra trás, na alternância da brisa do movimento do vai-e-vem , sua corola permanecia intacta, serena, estável e íntegra. Como o cerne de sua alma. 

E aí,  ela entendeu , se descontraiu e sorriu !!! 


 Com os melhores votos de Feliz Ano Novo a todos os amigos do nosso blog !!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário