domingo, 1 de janeiro de 2023

O primeiro dia de um novo ano

À troca do calendário 
de 2022 pelo de 2023
sobrevive uma imagem
bonita de uma edição
 anterior, que pretendo
enquadrar... 
  
 Todo dia 1º de janeiro é considerado um dia de reinício dos planejamentos para destinações a serem impressas a  novos prazos , constituindo  mais um período de um ano, como tal reconhecido pela nossa civilização ocidental : hoje, seria o marco inaugural de2023. 

Dependendo das perspectivas e fantasias que temos para este renovado ciclo,  sentimos de forma mais ou menos intensa suas promessas e os anseios e as esperanças que em nós elas despertam ... 

Creio poder pressagiar , para mim, um ano com várias perspectivas estimulantes e agradáveis , ainda que também  ainda muito trabalhoso (principalmente em termos de assuntos legais , relacionados à herança materna) . 

A única decoração que fiz para minha casa está estreitamente ligada ao mais prazeroso ( e também instrutivo, pois nossa teoria psicanalítica em curso enfatiza o poder da Natureza ) dos meus projetos  para 2023 : uma Expedição Amazônica, sob a orientação de biólogos e de uma artista aquarelista, no qual me deterei bastante em próximas postagens.

Recebi, de presente de Festas, as lindas caixinhas redondas da Granado , com temas de aves de nossas matas, envolvendo, à guisa de relicários, sabonetes primorosos feitos com base em seus perfumes... 
Eu os suspendi, quais exóticas esferas de Natal, em uma das prateleiras de meu móvel da sala, que está já enriquecido por belas peças, como o legado de minha mãe da preciosa jarra de pássaros.  

E, na caixa bonita em que vieram embaladas, exibo a passagem aérea para Manaus ,
já comprada, assim como as confirmações de reservas para os quartos, também já adquiridas. 

A minha Expedição já está também presente na coleção de Agendas - algumas já estão em uso , desde o final de 2022 - de que me muni para dar conta de tantas observações a serem feitas, em tantos campos diversos de atuação em que me distribuo.  Note-se que consegui comprar as agendas todas em cor verde - o que é raro de se achar!!!  - fora as mais temáticas.... 

 

Observe-se que eu me dera de presente duas agendas Cicero para a Expedição Amazônica (uma das quais mantive envolta em papel de presente até hoje) e ganhara , também de prenda de Festas, outro caderninho de observações, de caráter eminentemente urbano , para me lembrar que ainda tenho que me haver com o Rio de Janeiro... 

E assim, hoje ponho esta plêiade de caderninhos  em uso oficial (retirando-lhes as tarjetas). Há uma   Agenda dos Compromissos Objetivos (a verde claro) e outra  Agenda das Observações Relevantes (que vou fazendo ao curso do que penso e comento durante o dia, em detalhes em verde vibrante sobre o quase-negro).  

No primeiro dia do ano, passo algumas observações mais permanentes e pertinentes das agendas do ano findo para o nasciturno  ... dura mais tempo do que parece e me leva a reflexões várias... 

E , como minha gatinha Morgana, olho com certo espanto o brinde natalino da Administradora Celisa, junto a qual trabalho como síndica ... 

Em vez da útil agenda que sempre haviam enviado , 
optaram, em tempos cibernéticos,  por um panetone . 
Mas foi o único cartão de Natal que recebi, fora os da Aninha,
imortalizados na foto acima de minha decoração de prateleira deste ano ... 

E amanhã a vida do dia-a-dia recomeça....o trabalho cotidiano  é retomado ... e as agendas passam a ter funções pragmáticas - aqui e ali apenas pinceladas com respingos de poesia - concretas ... 




Nenhum comentário:

Postar um comentário