sábado, 12 de dezembro de 2020

Inseminação nas vaquinhas

 Neste ano que finda passei a investir energias com particular rigor no meu sítio , com a louvável intenção de fazê-lo produtivo em muitos níveis .

Antes de tudo, sob a orientação de  nosso veterinário , dr. Fabiano, as duas vaquinhas que vão ter filhotes passaram a comer sal especial e outros produtos e estão lindas, bem gordinhas.
  Continuando tal  processo iniciado no mês passado, após ter passado diversas vezes pelo sitio para ministrar fortificantes e hormônios previamente a Mococa e Pretinha, dr. Fabiano  foi levar  o sêmen e me estimulou a estar presente para aprender noções  sobre inseminação bovina, Pouco a pouco vou adentrando os meandros da vida rural .  


Dr. Fabiano colocou uma luva muito comprida para manusear as regiões em torno da vagina das fêmeas no cio . Fico sabendo que as vacas só têm 

um dia de cio . Pelo que entendi, o touro, no contexto  natural, cruza com elas diversas vezes até 'dar sorte'. 


Dr. Fabiano começa a esquentar água , em uma medida certa para que degelar o sêmen... 

... que vem preservado dentro de um barril de nitrogênio, com validade indeterminada 



Há uma ´serie de procedimentos para limpar um muco que  fica dentro do útero das vaquinhas para dar mais chance ao sêmen  de se implantar bem.  

Depois o  tubinho com o sêmen é retirado do tal barril de hidrogênio. 
Existem  vários tipo de sêmen. Na Mococa foi usado um sêmen de jersey, de acordo com a raça nela preponderante.  Na Pretinha, um sêmen de girolanda, uma mistura de gir e holandesa .

Minha vaquinhas, miúdas que são,  precisam ter 'maridos genéticos'  de porte pequeno porque tenho pouco pasto. 







Há também uma manipulação cuidadosa de várias pipetas para passar o tubinho do sêmen , devidamente resfriado, para um tubinho  comprido de plástico que vai  ser inserido no longo e tortuoso canal vaginal das vaquinhas até atingir o útero, que parece que fica logo no fim deste caminho . 

O veterinário precisa levar o tubinho na boca para poder manusear 
o canal onde vai ser inserido .

O tubinho com sêmen fica dentro daquele de plástico macio e vai sendo introduzido aos poucos, com particular habilidade .



É todo  um movimento delicadamente executado, para ir bem fundo e não machucar o animal. 

Depois do dever cumprido e um banho merecido, um bom lanche roceiro, com broa de fubá , biscoitos de polvilho e chá de canela e uma conversa agradável com o dr. Fabiano . 


Agora é esperar para ver se elas engravidaram ; vai depender de se entram ou não no cio agora entre os dias 21 e 24 de dezembro. Se não pegaram cria, a inseminação precisará ser repetida. 


Vou me despedir, por enquanto,  da Pretinha e da Mococa (a bege mais escura , em segundo plano) e também, de forma mais definitiva, da Mansinha - a bege mais clara )  e sua bezerra Cabocla (escondida atrás da Pretinha).

 Esta duas últimas vão ser negociadas, pois a Mansinha perdeu uma teta e só vai dar leite para  amamentar o bezerro, não vai sobrar para os humanos; Moisés prometeu  vendê-la como reprodutora e não para corte.   Cabocla vai junto, para o preço da duas equivaler ao de uma nova vaca leiteira. Detesto pensar no 'preço' de bichos queridos. Cabocla vai ter seu destino determinado pelos gens; se for boa de gerar filhotes e produzir leite tem chance de vida longa...

Esta exigência , de ter de dispor de alguns seres vivos de vez em quando, é  um aspecto doído  de que nem gosto de lembrar, para  poder ter vaquinhas no sitio ...    



  





Nenhum comentário:

Postar um comentário