Depois de longos meses de combinações e adiamentos, jovens agrônomos da Consultoria da Agrosuisse, que trabalha com projetos rurais ecológicos, veio me apanhar em casa e subimos cedinho para o sítio, para um primeiro Diagnóstico Ambiental.
Chegamos famintos. Em volta da ampla mesa de jantar - afinal vestida com uma toalha de xadrez verde e branco há tanto tempo esperando esta oportunidade ! - eles teceram louvores ao farto café, com queijo e doces e geleias, tudo do sítio , particularmente elogiando estas.
Desde então , insistiram em que eu considerasse a ideia de um turismo ambiental, já que meu sítio é uma pequena consistente mescla de muitas atividades da roça, quais galinheiro e vaquinhas.
Depois, corri o sítio todo com eles ... árvores frutíferas, cafezal, bananal... aqui e ali extensões das hortaliças plantadas por Moisés, Eles coletavam terra dos diversos terrenos, verificavam instalações. Sem esquecer o viés de apreciação estética, tão importante para mim, como nas belas raízes expostas de algumas árvores .O ponto alto foi a minha querida floresta; descobri que contém preciosas e muito abundantes palmeiras de juçara . Podem vir a ser fonte de extrativismo sustentável, a partir da coleta de frutos e sementes, aparentados ao do açaí da Amazônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário