quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Meu aniversário no sitio

 Tão  longe quanto posso lembrar nunca passei um aniversário no sitio ....

Este ano, em meio às consistentes mudanças em meu trânsito entre cidade e sitio, decidi passar lá meu aniversário, ai incluídas algumas voltas pelos 'arredores' , conforme explano adiante.

Estava  MUITO frio  e quando resolvi, na manhã de meu birthday, que caiu em um sábado, ir à cidade, como meu de roupitas de repertório de inverno  é lá limitado, a única que achei com um aspecto melhorzinho foi um jaquetão de exército forrado de flanela, quentíssimo e pesadíssimo, o que me deu uns três quilos a mais a carregar,  durante meu passeio.


Nesta época do ano,  toda a vegetação sofre muito com a seca; mas é a época as azaléas , que estavam magnificas, em especial na moita em volta da casa.



 Cheguei a colocar minha bolsa por dentro deste jaquetão, para evitar o ventinho frio a cada vez que buscava a carteira para pagar  minhas comprinhas pela cidade , o que me deu um aspecto um tanto parrudo. Para comprovar minha presença , neste dia especial, na centro de Friburgo , ai vão as fotos , junto ao relógio da Praça Getúlio Vargas. 


Após as compritas, fui tomar um cappucino com a Elisangela - que me ajudou a achar estacionamento e diversas  lojinhas na cidade que mudou tanto nos anos recentes ! - no Grão Pão, um novo espaço gourmet , em que foi transformada uma antiga padaria, com um pequeno restaurante e ampla 'patisserie', onde, aliás, compramos os quitutes que iriam compor minha mini-celebração de niver naquele dia e no seguinte.    

Na mais estrita intimidade, só com a presença de Moisés e Elisângela, mantive meu pequeno ritual intimo de soprar uma velinha - no caso uma velinha comum em castiçal de barro - ante a deliciosa tortinha de limão do Grão Pão, o mais exatamente possível às 17;15 hs., hora em que nasci. 

Como estamos em obrinhas de carpintaria  e para não usar pratos mais finos,
optei por comprar uns pratinhos de plástico de muito boa aparência   e bonitos desenhos,
 como mais uma opção em uma circunstância festiva, mas muito informal  


   No dia seguinte, domingo, fui com Elisangela a um convento beneditino extremamente ortodoxo ( e até posto fora da legitimação religiosa pelo Papa, dado sua excentricidade)   em Riograndina, um distrito mais afastado de Friburgo.  O caminho para lá favelizou muito, o que me entristeceu. Mas o convento e a igrejinha em si continuam preservados , com a missa cantada muito longa e ritualizada , as mulheres só podendo entrar de saia  e véu e um sermão do padre um tanto preconceituoso contra outras religiões, indo ao encontra de uma posição mais aberta da atual Igreja a respeito. 

Faz-nos pensar os encontros de férias oferecidos aos jovens locais e sua intenção de lhes dar uma educação moral por esta via. 


A natureza em volta  continua linda , com a abrupta montanha ao fundo, sobre verdes vales... 

.


Vetustos antigos pinheirais cercam pequenos espaços de devoção, como o altarzinho à  Virgem Maria 





De volta ao sitio, já de tarde, deu apenas tempo para preparar sanduichinhos triangulares de queijo e presunto que acompanharam todos os aniversários de minha infância - invertendo a ordem de servir salgados e doces em uma festinha - e  a carinhosa relação que une Moises e sua filha deu o tom familiar a este momento. 



E assim foi meu aniversário no terceiro final de semana de agosto de 2022 , em meu sitio . 

No dia seguinte, quando fico sozinha no sitio, continuei a ritualização de pequenas mudanças , do passado para o futuro, da cidade para o campo. 

Mas isto é assunto para outra postagem. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário