Tão longe quanto posso lembrar nunca passei um aniversário no sitio ....
Este ano, em meio às consistentes mudanças em meu trânsito entre cidade e sitio, decidi passar lá meu aniversário, ai incluídas algumas voltas pelos 'arredores' , conforme explano adiante.Estava MUITO frio e quando resolvi, na manhã de meu birthday, que caiu em um sábado, ir à cidade, como meu de roupitas de repertório de inverno é lá limitado, a única que achei com um aspecto melhorzinho foi um jaquetão de exército forrado de flanela, quentíssimo e pesadíssimo, o que me deu uns três quilos a mais a carregar, durante meu passeio.
Nesta época do ano, toda a vegetação sofre muito com a seca; mas é a época as azaléas , que estavam magnificas, em especial na moita em volta da casa.
Cheguei a colocar minha bolsa por dentro deste jaquetão, para evitar o ventinho frio a cada vez que buscava a carteira para pagar minhas comprinhas pela cidade , o que me deu um aspecto um tanto parrudo. Para comprovar minha presença , neste dia especial, na centro de Friburgo , ai vão as fotos , junto ao relógio da Praça Getúlio Vargas.
Na mais estrita intimidade, só com a presença de Moisés e Elisângela, mantive meu pequeno ritual intimo de soprar uma velinha - no caso uma velinha comum em castiçal de barro - ante a deliciosa tortinha de limão do Grão Pão, o mais exatamente possível às 17;15 hs., hora em que nasci.
No dia seguinte, domingo, fui com Elisangela a um convento beneditino extremamente ortodoxo ( e até posto fora da legitimação religiosa pelo Papa, dado sua excentricidade) em Riograndina, um distrito mais afastado de Friburgo. O caminho para lá favelizou muito, o que me entristeceu. Mas o convento e a igrejinha em si continuam preservados , com a missa cantada muito longa e ritualizada , as mulheres só podendo entrar de saia e véu e um sermão do padre um tanto preconceituoso contra outras religiões, indo ao encontra de uma posição mais aberta da atual Igreja a respeito.
Faz-nos pensar os encontros de férias oferecidos aos jovens locais e sua intenção de lhes dar uma educação moral por esta via.
A natureza em volta continua linda , com a abrupta montanha ao fundo, sobre verdes vales...
De volta ao sitio, já de tarde, deu apenas tempo para preparar sanduichinhos triangulares de queijo e presunto que acompanharam todos os aniversários de minha infância - invertendo a ordem de servir salgados e doces em uma festinha - e a carinhosa relação que une Moises e sua filha deu o tom familiar a este momento.
E assim foi meu aniversário no terceiro final de semana de agosto de 2022 , em meu sitio .
No dia seguinte, quando fico sozinha no sitio, continuei a ritualização de pequenas mudanças , do passado para o futuro, da cidade para o campo.
Mas isto é assunto para outra postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário