quarta-feira, 7 de junho de 2023

O calendário amazônico : Junho

 No meio dos preparativos, cada vez mais urgentes e feéricos, para a viagem, em ritmo citadino acentuado - alguns indispensáveis cuidados estéticos, MUITAS compras, muitos ajustes de horários e compromissos a cumprir atropelados - só me resta , como ponto de sustentação face á loucura em equilíbrio instável entre o indispensável e o consumista , o calendário amazônico. 



Em sintonia com o meu pouco tempo disponível, o que consigo saber da flora e fauna do mês de junho, tanto pelo Calendário como on-line -  é bem restrito.  

Tatu-tinga

 Não acho nada na Internet – senão algumas bonitas fotos -  acerca desta espécie de tatu.

Reproduzo abaixo  o que o pequeno calendário que me informa acima a respeito:

Espécie restrita às áreas de várzea, é um animal solitário de hábitos noturnos. Pode ser encontrado na margem direita do baixo Amazonas e Rio Madeira. É a segunda maior espécie de tatu com corpo de até 58 cms e cauda de 48 cms de comprimento.

 

Uruçu-Beiço 


A  princípio,  o Calendário é a ainda a quase exclusiva fonte de comentários . Segundo ele, a Uruçu é uma palavra que vem do tupi “eiru su”, que significa “abelha grande”. Espécie de abelha robusta e sem ferrão, no Brasil, concentra-se na região amazônica. São excelentes polinizadoras e produtoras de mel.

Mas, com alguma pesquisa,  a Internet contribui um pouquinho : fala de que a Uruçu possui corpo robusto, face estreita, tórax preto no dorso, com pelos densos amarelo-dourados. O abdômen é escuro, com cinco listras claras. O comprimento das operárias é de 10 a 12 mm. Seus ninhos têm entrada típica que dá passagem para as abelhas, guardada por uma única operária. 

Mariposa

( Othorene hodeva)

Outra vez, embora ache as fotos on-line, os dados escritos encontro  apenas do Calendário :

Esta espécie, diferente das demais, costuma ter quatro asas. Seu corpo é coberto de escamas e suas asas apresentam coloração que se confunde com as das folhas secas. Essa família conta com algumas das maiores espécies de mariposas do mundo.   

Jambu

 

Flores do jambu 

Desta vez, as parcas descrições  sobre esta plantinha vêm salpicadas , abaixo, do calendários e de sites on-line.

 O jambu é uma hortaliça que chega a medir até 40 cms, encontrada na região Norte do Brasil, principalmente no estado do Pará, também conhecido como agrião-do-Pará.  As folhas e flores de jambu são usadas cruas ou cozidas em receitas como saladas, arroz, molhos e pratos típicos como tacacá e pato no tucupi, além de ser usado no preparo de cachaça e cerveja e pode ser preparado como chá. O jambu é parecido com a folha de couve e tem vários benefícios para a saúde. A característica mais marcante do jambu é a dormência que causa na mucosa da boca, o que dá um toque especial nos pratos preparados com esse ingrediente. 

tacacá 

 Essa plantinha também possui propriedades medicinais que ajudam a aliviar algumas dores, graças ao seu efeito analgésico. Além disso, ele também é um diurético, laxante, antifúngico, antiviral, afrodisíaco e muito mais.

 Vai ser legal saber um pouco mais dos ingredientes do que estarei comendo lá nas tascas,  tabernas e  bodegas (desculpem-me a poesia medieval !) da Amazônia !!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário