terça-feira, 14 de novembro de 2023

Intempéries e Beleza no Campo, ao invés daquelas da Cidade.

 Ao relatar fragmentos da minha subida ao sitio de outubro, deixo de lado as mil atropeladas e sempre 'pra ontem' confusões da cidade que me têm assoberbado nas últimas semanas .  Em especial,  as ligadas ao desempenho correto de minhas funções de síndica , depois que um galho de arvore de árvore do nosso jardim caiu sobre um carro na rua, em dia de temporal (donde o Seguro do prédio que fizemos se recusa a pagar o conserto ). O proprietário, de fala doce, tenta nos empurrar um conserto de lataria caréssimo (quer substituir peças caras ao invés de fazer lanternagem), quando ele mesmo deixou o carro na rua, sob árvores, em certo risco. E no prédio do apartamento que foi de minha mãe , um profissional de gás, que fez um serviço bom aqui, está criando muitos problemas na consecução da obra lá . A sindica deste prédio , pessoa de temperamento muito diverso do meu , reagiu de tal forma que estou tendo de intermediar suas falas, para que seja feito o conserto, sem o qual não posso alugar o apartamento.    

Por que começo minha postagem com este relato ? Para me lembrar de que devo tomar decisões difíceis -  como transferir para pessoa com mais competência a sindicatura e deixar o manejo do aluguel do apartamento de Laranjeiras na mão de um corretor mais neutro do que uma síndica  - para me dedicar mais a um tipo de existência e tarefas moldadas em um ritmo e uma intenção diferentes do urbano que venho experimentando.  Ou seja, em maior  consonância com minha forma de ser e sentir a minha existência e o que  quero dela  fazer em termos de um projeto adulto de Qualidade . 

 Neste sentido , a vida na roça segue um rumo que convive com resultados similares das intempéries das mudanças de estação - ou seja árvores tombadas pela força dos vendavais  - sem que outrem senão nós próprios tenhamos que arcar com os prejuízos. Desta vez, pela 2a , desde que tenho Internet on-line lá - um fio cortado pour um galho caído me deixou sem Internet alguns dias . E também  fiquei sem luz uns tantos outros. Mas estes inconvenientes - que só a mim  afetaram -  são tão amplamente compensados peal Beleza e Paz que desfruto no Campo ! 

É a estação - de novo ! - de nossos lindos jasmins do Cabo !!!   




Algumas frutas seguem seu ritmo de brotação , como as uvas da velha parreira

Mas , com  tempo endoidecido que tem feito , outras antecipam sua presença, como as hortências .
 
Aguardam-se os tempos necessários para os plantios com chuvas fortes, como para o varal de maracujás renovado ou as mudas de árvores presente do dr. Fabiano . 



Vamos fazendo pequenas obrinhas, em compasso mais de acordo com as necessidades impostas pelo ambiente e por nosso próprios planejamentos. 

Assim , como tombou um pedaço da antiga casa das tartarugas aquáticas , uma primeira piscina que eu havia feito há tanto tempo, antes da atual, decidimos mudar as moradoras para um tanquinho menor, a ser reformado durante o mês de novembro :



Futuramente , o espaço desocupado desta ex-piscina será aproveitado para uma sauna, de que tanto gosto ! 

Acontecimentos pequenos , como uma borboleta velhinha , que teima em não voar de volta para a liberdade, quando eu a resgato das águas da piscina onde parecia ter caído , adquirem uma importância simbólica transcendental ;  como se se tratasse de delicada recusa a continuar tentando sobreviver sem poder voar mais, uma quietude gentil face ao final de um ciclo vital adequado.  


E , de dentro da piscina, eu filmo as mudanças de cores das nuvens pelo céu , hesitando em seus presságios de dia  azul ou chuvarada, que mesclam em seus reflexos  o ar e a água - e dentro desta fusão, eu flutuo e como que me dissolvo na Natureza ... 















Nenhum comentário:

Postar um comentário