terça-feira, 31 de dezembro de 2019

O último suspiro - perfumado - do ano

Ano difícil este que acaba ... Muitas perdas, muito machucados...

Das  coisas boas que ficam , após momentos de desânimo, o amor profundo à minha Terra , experimentada  através do meu sitio !

Em minha última subida, os pés de jasmim do cabo estavam em exuberante floração!

 Por enquanto, no jardim maior, são dois pés apenas... 
Aroma delicioso encharcando o ar de orvalhos tardios durante um inteiro  dia chuvoso 

  Macegas de flores pesadas de umidade ... 

 Umas e outra erguendo a nívea fronte por entre o maciço das irmãs curvadas . 



 ... de encontro e ao encontro do céu cinzento !!!


E gerações de beleza, do broto à plenamente desabrochada e já murchando com o odor mais concentrado ainda !



Até mesmo no calor do Rio, na volta, mantendo vivo o seu encanto peregrino de perfume intenso .



Bendita seja a Natureza que te criou e a mim sustenta, nas horas severas me erguendo por sobre meus frágeis caules cansados, com o vigor da presente lembrança de sua pura Existência...





sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Natal en passant ...


... com o que me resta de minha família...













... e alguns resquícios simbólicos de uma outrora Grande Data .










quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Terceiro luto do ano

Minha tia querida, que sempre esteve comigo, desde a adolescência , em todos os momentos realmente importantes de minha Vida - embora em tantas coisas mundanas fôssemos muito  diferentes - partiu  de nosso convívio, inesperadamente, na última terça-feira.

Fora fazer um exame de sangue um pouco mais elaborado - e, por conta disso,  em hospital - por causa de uma infecção urinária persistente . Foi alegre como sempre, conversando com alguns de seus sobrinhos que a acompanharam ... uma parada cardíaca súbita ... e sua estrela pura e bela se desligou da Terra e se foi, para os Paraísos da Lembrança plena de exemplos de um generoso Bem Viver .

Havíamos marcado um almoço de véspera de Natal para o próximo dia 24, no restaurante ao lado de sua casa de que ela gostava... 

Estava  tão bonita ontem, no seu último leito , em meio a flores, rendas e muito -muito afeto !!!

Tia querida, minha homenagem , minha saudade , meu eterno Amor gratuito e sem cobranças , como o que sempre nos ligou...


domingo, 15 de dezembro de 2019

As obras do sitio deste ano

Fim de ano muito corrido este, com uma plêiade grande de obrigações de todos os tipos: de trabalho acadêmico  (uma participação em Banca de Doutorado de ultimíssima hora !) e clínico, de condomínio (muita coisa, inclusive invasão de ratos e chamado urgente da Insetizan!) , de participação em contextos tumultuados no grupo da rua (contra barulho de festança exagerada)  de ditames familiares (das quais este ano não poderei escapar ) e - last but not least - cuidados extra com saúde, dado tropeção que me machucou um dedão do pé ! .

Também as cumpri no sitio.

Compramos uma nova máquina de cortar capim e descaroçar milho e café etc. Foi uma pequena epopeia de buscas e considerações, até comprarmos uma máquina , antes do Maicol, filho do caseiro, cujo motor deveria ser consertado, mas que saiu mais barata do que uma nova - e atendeu a nossas necessidades práticas e de alianças comunitárias.


O outro problema foi o da água das nascentes - tão abundantes outrora, que até um córrego corria pelo meio de nossa florestinha , com direito a poço onde dava para eu tomar banho ! - que secou . Tem acontecido em toda a redondeza ! O aquecimento global chegou à nossa região.

O jeito foi fazer um poço artesiano - o que saiu caro - e uma caixa d' água de onde o precioso líquido possa emergir , agora extraído dos subterrâneos da terra por  uma bomba (donde a conta de luz vai aumentar !)



Dá um pouco de pena não ter mais o ritmo de pequenos sons e vibrações inerentes ao "sítio com nascentes de água corrente" , que tanto o valorizava .

Mas é a crise, em um sentido muito, muito amplo ! São os tempos difíceis !

Resistir é preciso !




sábado, 30 de novembro de 2019

Vinte anos depois...

É muito estimulante encontrar uma colega de Mestrado quase vinte anos depois...

Aconteceu com Aline, que, a partir de encontro casual com antigo professor, recuperou meu endereço e entrou em contato, para renovarmos nosso conhecimento. Aproveitando a brecha de um dos muitos insólitos feriados deste novembro, combinamos nos encontrar no meu novo restaurante predileto, aqui no JB,  o Prana, que ela achou agradável e charmoso .

Eu logo reconheci a moça bonita, com um ar de determinação bem consoante à defesa firme de suas convicções, suavizado pela expressão meiga do olhar perspicaz, lindo sorriso e gentileza das atitudes.

Conversamos um tempo grande, em  amiga e apaixonada  troca de opiniões um pouco divergentes  sob diversos ângulos, mas convergentes numa intenção comum de auxílio de crescimento do ser humano, que Aline aborda, prioritariamente, sob a perspectiva do empoderamento feminino. Aprecio muito o diálogo das diferenças, que, quando aberto e sincero,  me enriquece mais que a redundância simpática , mas  tão somente cordial.


Enquanto isto degustávamos a atmosfera alternativa e saborosa da varanda do Prana, onde pudemos ficar, graças à temperatura amena que, surpreendentemente, tem-se mantido constante neste início de verão complacente em nossa calorenta cidade.



Um docinho muito gostoso de chocolate encerrou com doçura este nosso reencontro, que espero funcione como um ponto e virgula em renovados parágrafos  de conversas lúcidas e lúdicas !






quarta-feira, 27 de novembro de 2019

A Primavera da Vida afastando as sombras do Inverno

Ainda dói, cada vez que vou ao sítio, a ausência de Huguinho. Ainda me sinto responsável por não tê-lo castrado e , talvez, evitado sua evasão.  Mas recuso-me a considerá-lo perdido para a Morte. Eu o imagino, belo, elegante e discreto como (era) é, em sua magnífica masculinidade preservada, num harém de gatinhas faceiras, em algum socavão de nossa ampla área rural , alimentado e cuidado por alguém que também admire sua impávida majestade, de pequeno leão furtivo.

Mas , apesar disto, é Inverno em minha alma quando me lembro dele, especialmente quando estou  por lá...

Entretanto, pouco a pouco, a primavera que a cada ano volta a enfeitar o sitio, me alimenta e conforta  a imaginação. Invento símiles entre os ritmos inesperados e surpreendentes da Natureza e o possível retorno de meu gatinho Bem-amado.

Aí vão alguns deles...

Este bouganville cor-de-terra - cuja coloração sutil custei muito a achar -
foi plantado há mais de vinte anos junto ao portão.
Só agora começa a realmente se destacar e a espraiar-se em galhos que tendem
a formar cobertura na entrada do sitio, aureolando de vegetal graça
a modéstia do portão de eucalipto feito por vizinho em nome de nosso boa  relação ...

E quão rápido crescem , depois de anos de incubação silenciosa !

 Também gosto de experimentar flores diferentes, de 'Jardim antigo' e havia comprado um pezinho da assim chamada "espiritadeira", há uns poucos anos, que nada dera até agora .

Mas suas florezinhas singelas, mas muito bem vindas, agora revelam seu formato suave, despretensioso , com o charme extra de representarem a Tradição ...



 Um capinzinho duro - cujo nome não sei - que dá florezinhas catitas em algumas de suas pontinhas, sumiu completamente de um canteiro do sítio e surgiu em outro.

Eu tinha algumas espécies de tinhorão , também desaparecidas , e uma delas também resolveu dar a alegria de sua presença, no mesmo lugar onde ela e as amigas se encontravam outrora.


Mas uma especial esperança brota de uma florzinha desconhecida, que nasceu absolutamente insuspeita e solitária no meio do gramado !

Persista e multiplique-se, vergoneazinha singular !!! Você escolheu o lugar certo, atento ao quase secreto e  ao modesto sublime , para se apresentar ao Vasto Mundo!!!




sábado, 23 de novembro de 2019

Oito aninhos de Morgana

Morgana fez oito anos ontem, 22 de novembro !

Dia corrido, só lembrei de noite e esqueci de postar. Mas só um dia de atraso é permissível !!!!

Feliz aniversário, companheirinha de minha casa pacata e intimista, de meus cochilos, de minhas sessões com meus analisandos, de meus estudos e diários... 



E muitos mais aninhos de Vida !!!! 


sábado, 16 de novembro de 2019

Adote uma história

Uma iniciativa graciosa para leitores contumazes  - que nem sempre sequer lembram bem dos enredos 'digestivos' dos livros comprados para uma distração amena - são as bibliotecas super-informais 'abertas para o publico' sem maiores compromissos.



Uma delas é "Adote uma história" um cantinho ao final de uma galeria no Largo do Machado ,  onde em uma estante discreta , volumes doados enfileiram-se, esperando seu trânsito para uma tarde preguiçosa em casas diversas ou espiadelas furtivas por entre os  ritmos truncados das paradas  no Metrô.

Quem quiser , pode ler por ali mesmo. As regras são simples,  sem fiscalizações, confiantes, em torno de quantos livros levar ou  como doar novos exemplares .



Uma lojinha ao lado, responde pela gestão  do pequeno espaço . Ela mesma é uma lojinha simpática, de miudezas boas para presentinhos de Natal e lembrancinhas para nosso lar .

Escolhi alguns enfeites de geladeira , com dizeres engraçados.

 E passei lá momentos agradáveis, em um intervalo entre minhas atividades pelo Largo do Machado ...
Assim,  vou voltar !!!



quarta-feira, 30 de outubro de 2019

O ecologicamente correto e o gostoso

Amante de chocolates que sou, peguei um super-ecológico, em oferta, no também mui ecologicamente comprometido mercado Hortifrutas.

Todos  os predicados ele tinha: Vegano, donde sem leite sequer; adoçado com açúcar de coco ; com tempero de abacaxi e gengibre.

E, é claro, 70% de puro cacau !

Ainda mais em embalagem "para compartilhar' , denotando consciência da necessidade de participação e/ou adequada generosidade  ...



  Armando, meu IT teacher, e também apreciador da sublime iguaria, foi minha satisfeita cobaia.




Todos os requisitos prometidos investigados, foram na prática confirmados!

Mas nossa testagem mostrou uma única falha no chocolate tão saudável ! 

   Infelizmente, apesar da boa vontade de nosso intento,
 não é nem um tiquitinho gostoso ! 

Sorry, almas gulosas, esperançosas da gula meritória !!! 



quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Jogaço

Poucas vezes me detenho em esportes de multidões neste poético blog ... mas o jogaço de ontem merece esta homenagem ! O placar de 5 x 0 - pró nós, é claro - já diz tudo !!!



Vale a pena fazê-lo ,  quando a partida  é muito boa e , por algumas frações de horas,  nos lembra quão mágica é a atmosfera que envolve um evento quando o talento individual se transmuta em esforço de equipe , em harmonia que parece natural de tão esmeradamente praticada !



Melhor ainda é ver o congraçamento do Ídolo - esta versão  um tanto histérica, de acordo com os novos tempos excitados, do Herói - com seu público !


E a Alegria insana deste nosso povo tão sofrido,  irmanado em Causa não-tão-nobre, mas experimentada no mais profundo do corpo cansado e da alma esquecida , durante aquele breve interlúdio , do usual desânimo!



Time do Flamengo feliz, cariocas felicíssimos !!! 

E valha-nos Deus !!! 



quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Flashes das janelas do VLT

Uma andada , em brecha de horário, em vacância  de meus deveres , no veículo leve que trafega pelo Centro da Cidade, em esguios
trilhos, de suave ossatura ...

Interior clean, ainda mais no tranquilo meio da tarde de um dia de semana , sem turistas em cronogramas de programas alternativos , sem trabalhadores sob a pressão dos cronômetros de entrada ou saída de obrigações.

Apenas a distração da sucessão de estações entrevistas, lembrando o charme reconstituído de nosso tradicional e 'grunge' downtown carioca...


Museus, do  Passado resgatado e do Futuro entrevisto ..



Armazens no cais do porto revitalizado 


Mapas, painéis e grafites ao longo do percurso 


Enquanto as paradas se sucedem, sempre provisórias ... 

sábado, 5 de outubro de 2019

Para além dos Pêsames

Além de meu luto particular por Huguinho, minha família sofreu outra perda esta semana,  de parente próximo.

Para ir além da desolação da Morte , só a Arte. Assim,  após ser informada  deste novo descompasso no ritmo usual da Vida, , fui visitar meu professor de Desenho, no meu (atemporal) horário de 4ª feira.  Lá encontrei uns poucos membros do antigo grupo, outros  novos ou itinerantes 
e a  acolhida carinhosa e alegre de sempre...

Quem tirou nosso retrato foi Cristiano
(à esquerda) ,fotógrafo que anda praticando
um pouco de Desenho no  Ateliê . 

O Mestre Bandeira, Moniquinha que agora assumiu o papel de gestora
do grupo que já foi de Sandra e a Joana, da 'velha guarda'

Que saudades boas e movimento regenerador!
 Que os Fados da Existência me permitam um pronto retorno a seu convívio ! 


sábado, 28 de setembro de 2019

Luto e violetas

Continuo de luto por Huguinho. Muito, muito triste...

As violetas que sempre compro no inverno - única época do ano no infernal calor do Rio em que sustentam as flores com que vem das lojas - já perderam suas petalazinhas azuis.

Com exceção do único vasinho que já aqui habitava , que floriu  por si próprio este ano , e vem mantendo firme , por semanas , sua floração.

Eu sequer o mexo de lugar, nem o viro  em nossa direção, pois se as flores desabrocharam olhando para fora na janela, é deste jeito que querem ficar .


Mas fico feliz por tê-las aqui e só por um momento as contemplo mais de perto , promessa de ressurreição que são...

Mas só por um segundo elas aplacam a mágoa em meu coração.,,