terça-feira, 28 de abril de 2020

Susto e Beleza no Hospital do Carmo

O Corona continuou me assombrando na semana que passou ... desta vez, de forma mais direta, próxima e pesada. Minha mãe foi hospitalizada de urgência, com sintomas respiratórios . Nos primeiros dias, foi um susto grande! Depois do resultado negativo do exame para o corona e constatação de estar ela com pneumonia, embora a preocupação tenha se mantido. o quase-pânico diminuiu. Agora  ela já voltou par casa, thanks God !

Durante este processo, enquanto aguardava, aturdida. as noticias, o que me fez particular bem foi vaguear pelos belos ambientes do egrégio Hospital onde ela ficou. Então, animava-me a apreciação dos símbolos de cuidado impregnados nos seus espaços internos e externos, conforme planejados, na época de sua construção, em prol de um abrangente entendimento da função curativa.



Sua ocupação está restrita a pacientes suspeitos ou sofrendo de corona, e como os laboratórios que ocupam três dos cinco andares estão fechados, os amplos halls, escadas , páteos, corredores, devidamente restaurados,  estavam vazios e silenciosos.




 Era como se percorréssemos um cenário de cinema...
 

O que mais me agradou foram os jardins internos, com as plantas bem tratadas , o que mostra o resguardo - a instituição foi adquirida por uma nova rede e toda reformada - para com um dos aspectos tradicionais dos antigos estabelecimentos de internação : a crença de que o ar bem oxigenado que vem dos reinos vegetais  e sua dimensão estética reparadora são benéficos à saúde física e mental.

Subindo o primeiro lance de escadas que vemos acima,
o primeiro jardinzinho oferece mesinha e cadeiras para descanso 


Em torno da sua fonte (desativada ainda) outros banquinhos e , em quatro pontos, estatuetas clássicas  diversas , representando estações do ano e divindades míticas.



Pelo outro trecho em degraus , que se vê ao fundo , temos acesso a novos jardins circulares






Que vão-se imiscuindo por entre os edifícios, novos e velhos, entremeados por escadas em que os azulejos originais foram preservados ou restaurados.

É claro que todos os elogios são merecidos  à excelente equipe - médicos, enfermeiras, atendentes, fisioterapeutas,  nutricionistas e psicólogas -  que com tanta competência  e carinho ajudaram minha mãe a se restabelecer prontamente.

Mas uma  boa administração não é aquela que , justamente, sabe agregar e inspirar bons profissionais com a mesma sensibilidade com que preserva o patrimônio  simbólico e todas as expressões da vida a seu redor ?


Nossos agradecimentos sinceros ao antigo Hospital do Carmo, 
ao qual fomos apresentados através do setor CLIMES e daquele de seus quartos particulares.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário